carregando...

Paralisia

Causa

Reabilitação

Devolver a mobilidade para pacientes que já foram impedidos pelas mais diversas causas, com diagnóstico preciso, cuidado personalizado e reabilitação.

Neurologia

Os serviços de reabilitação neurológica do Semper Instituto são indicados para indivíduos com distúrbios neurológicos que apresentam dificuldades motoras e/ou comportamentais transitórias e de longa duração. Todo paciente que ingressa no Semper Instituto, passa por uma avaliação multidisciplinar, a fim de identificar os principais déficits neurológicos. Após, o caso é discutido por todos os integrantes da equipe para que seja traçado um plano de tratamento eficaz e alinhavado com a ideia e expectativa do paciente.

Ortopedia

O serviço de reabilitação em Ortopedia do Semper Instituto visa promover tratamentos de Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Esportiva com foco na reabilitação, prevenção, análise e promoção da saúde. Através de um conjunto de intervenções terapêuticas tem por objetivo recuperar, restaurar ou adquirir a funcionalidade de qualquer indivíduo que seja portador de distúrbios ou deformidades musculoesqueléticas e cinéticofuncionais visando a cura clínica e retorno a suas atividades normais ou esportivas. A Fisioterapia Ortopédica do SEMPER está indicada na reabilitação de qualquer doença do sistema musculoesquelético seja no tratamento conservador ou cirúrgico.

Psiquiatria

Os serviços de consultas em psiquiatria dentro do padrão e alinhamento de especialistas SEMPER, contará com a opção de aplicação do método EMT para reabilitação em casos de doenças mentais ou outros diagnósticos sugeridos. SERVIÇO AINDA NÃO DISPONÍVEL.

Dr. Marcelo Roxo



Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), possui especialização em Neurocirurgia no Hospital São José, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, é Neurocirurgião membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), é professor de Neurologia e Neurocirurgia no curso de Medicina da UCS, Autor de vários artigos científicos e capítulos de livros nacionais e internacionais, participou como palestrante no Congresso Brasileiro de Neurocirurgia no ano de 2018. Atua nas áreas de Neurocirurgia e de Neurorreabilitação, com ênfase em Estimulação Magnética Transcraniana (Neuromodulação Não – Invasiva).

Dr. Leonardo Winkler



Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) , pós-graduado em Residência Médica Hospital Pompéia de Caxias do Sul, especialização em Cirurgia do Joelho pelo Hospital Novo Mundo em Curitiba, é membro das seguintes instituições: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS), Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla y Deporte (SLARD).

Dr. Marcelo Mattana



Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul em 1999. É membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia desde 2004. Realizou a Residência em Neurocirurgia na Santa Casa de Porto Alegre, concluída em 2003. Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular de Neurologia e Neurocirurgia da UCS. Vencedor do Prêmio Eliseu Paglioli do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia em 2008. Atua principalmente nas áreas de Neurooncologia, Neurovascular e Neuropediatria, ministrando palestras em Congressos e trabalhos científicos nas áreas.

Dr. Paulo Roberto Franceschini



Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2006, com formação no Barrow Neurological Institute (BNI) em Phoenix, USA e no Queen’s Square e National Hospital for Neurology and Neurosurgery (NHNN), Inglaterra. Logo após realizou residência médica em Neurocirurgia no Hospital São José no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e treinamento no Toronto Western Hospital, Canadá e Barrow Neurological Institute. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) desde 2012 e da American Association of Neurological Surgeons (AANS). Posteriormente realizou Clinical Fellowship em Neurocirurgia Funcional de 2016 a 2018 no The Walton Centre for Neurology and Neurosurgery em Liverpool, Inglaterra, tendo sua licença concedida pelo General Medical Council (GMC) e Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow (RCPSG). Neste período foi premiado com Top Scoring Paper na Society of British Neurological Surgeons (SBNS) meeting de 2017 em Liverpool, apresentando os resultados sobre cirurgia na Doença de Parkinson. Autor de diversos artigos científicos e apresentações nacionais e internacionais, atualmente é o coordenador do departamento de Neurocirurgia Funcional do Semper Instituto. Suas principais áreas de atuação são: cirurgia para os distúrbios do movimento incluindo a Doença de Parkinson, cirurgia de epilepsia, tratamento cirúrgico da espasticidade, tratamento cirúrgico da dor com Neuromodulação invasiva (estimuladores medulares) e não-invasiva como Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e manejo clínico e cirúrgico da Nevralgia do Trigêmeo.

Dr. Asdrubal Falavigna



Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Neurocirurgia na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, possui especialização em Fellowship em Tumores Cerebrais na Columbia University (EUA), é mestre em Medicina Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é doutor em Neurociências (UNIFESP). Coordenador da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004, foi Coordenador do Curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul de 2008 a 2016, Coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde na área de Medicina I desde 2016, Coordenador do grupo de pesquisa CNPq de Estudos Clínicos e Modelos Básicos de Patologias Raquimedulares e do Laboratório de Patologias Raquimedulares desde 2011. Diretor da Área de Conhecimento em Ciências da Vida desde 2018 e foi agraciado pelo Prêmio Dr. Virvi Ramos no Plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul por Serviços prestados a Saúde do Município em Maio de 2011. Além disso, é Member of Congress of Neurological Surgeons Membership Committee since 2013. Certificado "Clinical Investigation and Documentation - Good Clinical Practice Course" accredited by European Accreditation Council for Continuing Medical Education (EACCME) - Davos 2012. Research Regional Officer on the AOSpine Latin America Regional Board 2012-2015. Chairperson elected of the the AOSpine Latin America Regional Board 2015-2019. Member of Editorial Board of the Journal of Neurosurgery: Spine. Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Caxias do Sul desde 2014. International Liaison of AANS/CNS Section on Disorders of the Spine and Peripheral Nerves since 2016. Conquistou a Medalha Reitor Virvi Ramos - Mérito Científico pelo Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul em 2017. Comenda do Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 2017. Medalha José Correia Picanço pela relevante contribuição ao ensino médico no Brasil da Sociedade Brasileira de História da Medicina em 2017. É docente do curso de Medicina na UCS e Autor de diversos artigos e livros publicados em nível nacional e internacional.

Dr. Tiago Moschen



Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, com atuação nas áreas de urgências e emergências médicas. Atualmente é coordenador da Unidade de Emergência e Médico Internista Clínico do Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Flores da Cunha. Também atua como Médico Plantonista no Pronto Atendimento do Hospital Pompéia de Caxias do Sul.

Dr. Ramiro Diaz



Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista (IPA), é docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul, é mestre e doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de Terapia em Contensão Induzida, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), atua nas áreas de Fisioterapia Neurofuncional, Reabilitação Neurológica e Habilitação Funcional, é Autor de diversos trabalhos e artigos científicos.

Jean Franco Michelon



Graduado em Fisioterapia, é pós-graduado em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), ministra os cursos de Massagem Desportiva e Primeiros Socorros no Esporte e além do curso de extensão: Reabilitação das Lesões do Joelho, possui cursos internacionais em Técnicas Osteopáticas, Manual Concepts Institute - Austrália e Curso Internacional do Método Mulligan., Manual Concepts Institute - Austrália.

Irineu Domingos Bergozza Júnior



Graduado em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), possui formação em Fisioterapia Postural e Miofacial pelo Instituto Salgado, é especializado em avaliação dos pés, análise de pisada, sendo referência na elaboração de palmilhas posturais, ortopédicas, esportivas e de conforto, além disso, participou do projeto de desenvolvimento do Goniometro Digital, junto com o curso de Engenharia da ULBRA.

Cíntia Bonfante Pereira



Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade Fátima, cursou um ano na University of Missouri in Kansas City (EUA), é especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de especialização em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA), possui capacitação no conceito Neuroevolutivo Bobath pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação do Conceito Neuroevolutivo Bobath (ABRADIMENE) e em Integração Sensorial voltada para pessoas com deficiência pelo Núcleo Terapêutico e de Estudos do Desenvolvimento Humano, qualificada no Método de Organização Oromotora (PROMPT) nos Estados Unidos (EUA).

Karla Bergozza



Graduada em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), possui pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia no Esporte pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos, além de ser especialista em Dermatofuncional pelo Centro Vida e em Órtese e Prótese.